top of page

Economia e Inovação

China versus Big Techs. O Caso Guo Bing.

Anderson Röhe Fontão Batista

Advogado, Pesquisador no Instituto de Estudos Avançados - IEA da USP – junto à Cátedra Oscar Sala, a fim de mediar a simbiose entre tecnologia e humanidades. Colunista da Revista Intertelas. Mestre em Política Internacional pela PUC Rio. Especialista em RI pela Faculdade Damásio (Clio Internacional), com ênfase na triangulação Brasil, China e EUA. Membro da Rede Brasileira de Estudos da China - RBChina. Atualmente Pós graduando em Direito Digital pela UERJ e Instituto de Tecnologia e Sociedade – Its Rio.

Uma análise comparativa entre as experiências da Alemanha, EUA, China, Coréia do Sul e Japão na perspectiva da indústria 4.0.

Felipe Lucena Andrade Santos

Economista graduado pela UERJ, especialista em negócios internacionais pelo IBMEC-RJ, mestre em economia aplicada (UFSCar). Atualmente doutorando em Política Científica e Tecnológica pelo DPCT- UNICAMP. Nos últimos anos, realizei pesquisas relacionadas à crédito rural, economia internacional, inovação, China e Indústria 4.0. 

Mudanças recentes nos investimentos internacionais: Análise do IDE chinês na economia brasileira

Jacqueline  Haffner, Marcel Jaroski Barbosa 

Jacqueline Angélica Hernández Haffnerp possui graduação em Ciências Econômicas (1989), Especialização em Finanças (1991), Mestrado e Doutorado em História Econômica (1999) e Pós-Doutorado em Economia (2001). Atualmente é professora Associada do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministra aulas na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI), Líder do Grupo de pesquisa dos BRICS (NEBRICS/UFRGS) . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica e Economia Internacional.

Marcel Jaroski Barbosa possui graduação (2004) em Ciências Econômicas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), mestrado (2008) em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado (2021) em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal dos Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Coordenador dos Cursos de Ciências Econômicas, Gestão Financeira e Comércio Exterior (2011-2016) da Universidade Luterana do Brasil. Pesquisador do Núcleo de Estudos do BRICS (NEBRICS/UFRGS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Política Internacional, Globalização, Internacionalização de Empresas, Investimentos Estrangeiros Diretos.

Much Ado About Nothing: The (Non)Recognition of China as a Market Economy by Brazil

Victor Thives

Doutorando em História das Relações Internacionais, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IRel/UnB) e graduado em Relações Internacionais também pela UnB (GPA 4,9/5). Em 2018, foi aprovado em primeiro lugar no mestrado do IRel/UnB e, no ano seguinte, foi o primeiro aluno a ser admitido diretamente no curso de Doutorado do IRel/UnB, devido à excelência acadêmica. Obteve menção máxima em todas as disciplinas do doutorado. É pesquisador vinculado ao Centro de Estudos Globais da UnB. Seus interesses de pesquisa são as relações Brasil-China e as relações internacionais do Brasil e da China

China, Brasil e a Dificuldade de Explicar o Comportamento Chinês através de Teorias Existentes

Amanda Mitsue Zuchieri

Amanda Mitsue Zuchieri. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestranda em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da FGV São Paulo, contemplada pela Bolsa Mario Henrique Simonsen. Pesquisadora no Centro de Estudos de Comércio Global e Investimento - CCGI, vinculado à FGV EESP – Escola de Economia de São Paulo. Pesquisadora no Projeto Direito e Relações Econômicas entre Brasil e China: evidências empíricas em contraste, desenvolvido pela Escola de Direito da FGV – São Paulo.

bottom of page