top of page

As relações internacionais da China

Por uma geopolítica descolonial do Sul Global: uma análise comparativa do “socialismo com características chinesas” e do “socialismo com características latinas”

Bernardo Salgado Rodrigues

Pós-doutorando na Faculdade Artes, Letras, Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (FAALC-UFMS). Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI-UFRJ) e pesquisador do Laboratório de Estudos de Hegemonia e Contrahegemonia (LEHC-UFRJ) e do Grupo de Trabalho "China y el Mapa del Poder Mundial" do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).

Chinese Trumpists: How Donald Trump finds his populist ground in China

Miaofang Guan

Miaofang Guan é doutoranda e bolsista CAPES do Instituto de Relações Internacionais, Universidade de São Paulo (IRI-USP). Possui mestre pelo mesmo instituto. Atuando em pesquisas sobre opinião pública, ideologia e relações Brasil-China. 

A China e a Governança Ambiental Global

Luis Filipe de Souza Porto

Luis Filipe de Souza Porto, Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (PRI-UFABC). Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ). Pesquisador do Núcleo de Avaliação de Conjuntura da Escola de Guerra Naval (NAC/EGN/Marinha do Brasil) e do "Grupo Economia do Mar" (GEM/DGP/CNPq). Membro do Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional (OPEB/UFABC). Analista editorial no Observa China (观中国)

Diálogos entre os investimentos chineses no setor agrícola e o ambiente regulatório brasileiro: reflexões sobre o papel do direito na governança do investimento estrangeiro na terra

Magali Favaretto Prieto Fernandes, Diego Flávio Fontoura José e Julia Brito Ospina

Magali Favaretto Prieto Fernandes. Doutoranda em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, FGV Direito SP. LL.M. em International Legal Studies pela Washington College of Law, American University, Washington, DC. Pesquisadora do Centro de Estudos do Comércio Global e Desenvolvimento da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP) e do Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento da FGV Direito SP. Participa atualmente do projeto “Pesquisa em Direito e Relações Econômicas entre Brasil e China: evidências empíricas em contraste”, coordenado pela Profa. Michelle Ratton Sanchez Badin e Prof. Fábio Morosini.
Diego Flávio Fontoura José. Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Pesquisador do Centro para Direito, Globalização e Desenvolvimento (UFRGS). Pesquisador-associado do Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento (FGV-SP) e integrante do projeto “Relações Econômicas entre Brasil e China: evidências empíricas em contraste”. É Editor-Executivo da Revista da Faculdade de Direito da UFRGS e bolsista da revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. Foi premiado com a bolsa Santander Ibero-Americanas 2020.
Julia Brito Ospina. Graduanda em Direito, bolsista FAPERGS e pesquisadora do Centro para Direito, Globalização e Desenvolvimento (UFRGS). Pesquisadora-associada do Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento (FGV-SP) e integrante do projeto “Relações Econômicas entre Brasil e China: evidências empíricas em contraste”. Foi Coordenadora-Geral da Clínica de Direito Internacional Humanitário e do Núcleo de Pesquisa Antirracista da UFRGS e selecionada como intercambista do programa ‘Por Dentro do Supremo”, organizado pelo STF. Angariou o prêmio de Second Best Speaker da Nuremberg Moot Court, ministrou cursos sobre gênero no Egyptian Youth Council for Development, em Cairo e integrou a Assessoria Jurídica à Juventude Criminalizada da UFRGS

bottom of page