top of page

Investimentos Chineses

Investimentos chineses no Brasil: histórico, tendências e desafios globais (2007-2020)

Tulio Cariello

Tulio Cariello é diretor de conteúdo e pesquisa do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e autor de diversas publicações sobre investimentos chineses no Brasil, tema que acompanha continuamente desde 2012. Em 2018, participou do Visiting Program for Young Sinologists na Chongqing Normal University, na China. É formado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.

O Financiamento ao Desenvolvimento na América Latina e as disputas por influência de Estados Unidos e da China na região – 2013-2021

Breno Silva Oliveira

Mestrando em Relações Internacionais pelo programa San Tiago Dantas. Graduado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Bolsista do Instituto Confúcio na JiangXi Normal University, China (2015). Pesquisador do Observatório de Regionalismo. 

Retrato de uma sociedade harmoniosa? Uma análise dos efeitos distributivos da política de salários mínimos na China

João Pedro Loureiro Braga

Mestrando em Economia e Desenvolvimento no programa Erasmus Mundus + EPOG (Economic POlicies for the Global transition), atualmente na universidade Paris Nord. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estuda as áreas de desenvolvimento e desigualdades socioeconômicas, bem-estar e economia chinesa. Foi bolsista voluntário de Iniciação Científica em projeto sobre desigualdades na China. Foi bolsista PIBIC em projeto sobre acumulação de capital. Ex-estagiário de pesquisa no BNDES, IBRE-FGV e Sciences Po Paris. Experiência com gestão de bases de dados socioeconômicas em temas relacionados a demografia e economia.

The Belt and Road Initiative and its Impact on Latin America’s Connectivity: A Case Study of Chile and Peru

Marco André Rocha Germanò

Marco André Germanò é mestrando em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e em Direito e Estudos Chineses pela Universidade de Pequim (PKU; Yenching Scholar). Pesquisador Associado ao projeto "China, Law and Development" da Universidade de Oxford. Membro do Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Centro para Direito, Globalização e Desenvolvimento (UFRGS)

Financiamento da Belt and Road Initiative, Internacionalização do renminbi e o Sistema Financeiro da China

Isabelle Carvalho Costa Pinto

Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário LaSalle (UNILASALLE-RJ) e Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP). Consultora de negócios Brasil-China, tendo desenvolvido projetos com grandes corporações, startups, hubs de inovação, fundos de investimentos, bancos, governos e think-tanks chineses e brasileiros. Entrevistada pelas agências de notícias da China, Xinhua e China People’s Daily. Artigos publicados pela Universidade Federal de Sergipe e Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência em Economia e em Relações Internacionais. Atua principalmente em Economia Política Internacional, Política Externa Brasileira, Política Externa Chinesa e Cooperação Brasil-China.

bottom of page