top of page

Historia e Filosofia Chinesa

Os comunistas comem criancinhas: narrativas sobre o Outro criadas pelo ocidente – o caso da China

Julia Garcia V. de Souza

Graduada em Relações Internacionais e em Letras-Chinês, Mestra em Filosofia com pesquisa sobre filosofia chinesa e, atualmente, doutoranda em Ciências Sociais, com um estudo que interliga filosofia e sociologia chinesa. Tem por objetivo contribuir para a expansão dos estudos sobre China no Brasil e, com isso, possibilitar que a academia brasileira possa começar a pensar o mundo a partir de perspectivas e conceitos do sul global, mais especificamente, tendo em vista conceitos desenvolvidos pela filosofia chinesa, colaborando, assim, com a ampliação dos debates acadêmicos .

Expressões invisíveis de crenças orientais no brasil: o sentido polissêmico da figura de Guan yu.

Ricardo Alves Moreira Mazzeo

Ricardo Mazzeo é graduado em História pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Ciência da Religião pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é doutorando em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Tem como áreas de interesse temas relacionados à História da Religião, Teoria da Religião, Campo Religioso, História dos Protestantismos, História do Oriente, Pensamento Oriental, Protestantismos no Oriente, Religiosidade popular no oriente. Atualmente desenvolve pesquisa ligada a receptividade da obra clássica chinesa Romance do Três Reinos e da figura do Deus da Guerra chinês, Guan Yu, no Brasil e no Ocidente. Pesquisador ligado ao NEPROTES- Núcleo de estudos em Protestantismo - PPCIR - UFJF.

Um panorama de jornais brasileiros sobre a Revolução Republicana Chinesa de 1911-12

Bruno Pontes Motta

Doutorando em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre e Bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Co-curador de História da China na Coordenadoria de Estudos da Ásia e membro do Grupo de Estudos Sobre História da Ásia, ambos vinculados à UFPE. Membro do corpo editorial da Revista Leste: Estudos Críticos Asiáticos.

A outra metade do céu: gênero e relações de poder na revolução cultural chinesa (1966-1976)

Bettina Martins

...

A arte da guerra de Sunzi (séc. IV aec.): Clássico da guerra e da estratégia do período de estados combatentes (sécs. V–III aec.) da china pré-imperial

João Alves de Souza Neto

Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2013-2016). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (2018-2020). Atualmente é graduando em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (desde 2017). Desenvolve pesquisa em História das Ciências, Geopolítica, China Antiga, Filosofia Intercultural e Teoria Crítica. É membro da direção da Associação dos Geógrafos Brasileiros seção local São Paulo (Coordenador de Divulgação) e da Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (Tesoureiro). Professor de Geografia do Ensino Básico na Secretaria Municipal de São Paulo. 

A batalha da China contra a pobreza rural: trajetórias da erradicação da extrema pobreza e fome

Monalisa Lustosa Nascimento

Mestranda em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2019). Pesquisa Relações China e América Latina; Relações Bilaterais Brasil-China no setor agrícola; Estrangeirização de terras no MATOPIBA e as lutas camponesas contra a fome no cerrado piauiense. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ásia-Pacífico (GEPAP - UEPB), membro no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA - FCT/UNESP), membro da Rede DATALUTA (Banco de Dados da Luta pela Terra).

bottom of page