top of page

China e o Meio Ambiente

Fundamentos da produção do espaço com características chinesas: uma reflexão teórica a partir da construção dos hospitais Huoshenshan e Leishenshan, durante a pandemia de COVID-19.

Higor Rafael de Souza Carvalho

Higor Carvalho é urbanista formado pela USP, mestre em Geografia pela Sorbonne, mestre em urbanismo pela USP e doutorando em Habitat pela USP. Atuou com planejamento urbano na grande São Paulo. Pesquisa sobre produção do espaço, habitação, mercado imobiliário e financeirização em vários contextos - América Latina, Europa, África e Ásia. Seu doutoramento porta sobre o papel da propriedade fundiária na urbanização chinesa contemporânea. Residiu em Wuhan de 2019 a 2020, quando estudou língua e cultura chinesas na Universidade de Hubei, e quando formou um grupo de pesquisa comparada China-Brasil com a Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong

Chinese climate governance in the context of growing greenhouse gas emissions

Marina Betetto Drezza

Bacharela e licenciada em Geografia, ambas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é mestranda em Política, Científica e Tecnológica (IG/UNICAMP) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Exerce o papel como pesquisadora vinculada ao Laboratório de Tecnologias e Transformações Sociais (LABTTS) do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG-UNICAMP). É membro da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina), pesquisadora convidada do Laboratório de Dimensões Sociais das Mudanças Ambientais Globais no Hemisfério Sul (LABGEC/ NEPAM/ UNICAMP), é membro da Curadoria de matrizes energéticas do Instituto de Estudos da Ásia (IEASIA- UFPE) e é pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional na América Latina e Caribe (LAGERE IG/UNICAMP). Possui experiência de pesquisa na Universidade de Cardiff - País de Gales, financiada com a Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE - FAPESP). Já foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com projeto na área de Economia Política Internacional das Mudanças Climáticas, investigando as contribuições/metas chinesas no âmbito das negociações climáticas globais e as estratégias, em especial tecnológicas da China para alcançá-las. Além desse tema, trabalha na área de transição energética (principalmente no setor fotovoltaico) e investimentos energéticos chineses nos países da Belt and Road Initiative (BRI) (principalmente em termelétricas movidas à carvão). Tem interesse em pesquisa nas áreas de Geopolítica, Economia Política, Relações Internacionais, Meio Ambiente e Segurança Energética. Tem experiência em pesquisa na área de geomorfologia, com ênfase em cartografia geomorfológica, com financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Criadora do podcast "Elas na Ciência".

China’s renewable energy statecraft and asymmetric interdependence: The case of the Solar Energy Industry

Daniel de Oliveira Vasconcelos

Mestre em Estudos sobre a China, com ênfase em Política e Relações Internacionais, pela Yenching Academy da Universidade de Pequim. Pesquisa e escreve sobre a geoeconomia dos investimentos chineses em energia renovável, com foco no policy-making da política energética e suas implicações geopolíticas. Além disso, participou de diversos fóruns na área e publicou artigos em revistas especializadas. Possui especialização em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN e graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília. O artigo a ser apresentado no Congresso será publicado no Journal of Contemporary Eastern Asia como parte de um Dossiê sobre Interdependências Assimétricas.

Transição energética e o papel da China como financiador mundial: a atuação dos novos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento

Rafaela Mello Rodrigues de Sá, Cândido Grinsztejn Rodrigues d’Almeida

Rafaela Mello Rodrigues de Sá: Mestranda em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC Rio), Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente é Assistente de Pesquisa no BRICS Policy Center, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito (GPEIA/UFF) e Editora Assistente da Revista Cadernos (PUC Rio).
Cândido Grinsztejn Rodrigues d’Almeida: Graduado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC Rio) e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Assistente de Pesquisa no BRICS Policy Center, Secretário Técnico no Colectivo sobre Financiamientos e Inversiones Chinas, Derechos Humanos y Ambiente (CICDHA). 

Impactos territoriais e urbanos dos investimentos chineses em infraestrutura no Brasil: uma análise do ponto de vista da Geografia Urbana

Rubens Marcelo de Campos Pinto

Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tendo realizado, no Trabalho de Graduação Individual, pesquisa sobre reestruturação produtiva na Embraer (2009). Licenciado em Geografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2009). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, tendo realizado pesquisa sobre a relação entre urbanização e financeirização no capitalismo contemporâneo (2018). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, realizando pesquisa sobre os impactos urbanos dos Investimentos chineses no Brasil.

bottom of page