top of page

As relações entre China e Ásia

China no Sudeste Asiático: Liderança ou Hegemonia?

Ana Carolina dos Santos Costa

Carol é Bacharela e Mestra em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco onde desenvolveu pesquisa sobre o Sudeste Asiático, especificamente sobre o mecanismo de organização ASEAN e suas relações políticas e econômicas com a China. Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) - Estudos das Relações China Brasil, pela Unicamp, com foco sobre as políticas de cooperação tecnológica e científica sino-brasileiras. Também é pesquisadora associada do Centro de Estudos Avançados da UFPE  - Coordenadoria de Ásia, onde atua também como Co-curadora dos assuntos de Tecnologia e Inovação. Sua agenda de pesquisa se volta para entender o comportamento diplomático da Chinês e seu relacionamento com o Sistema-Mundo Internacional. Outros pontos de atenção são: Tecnologia, Sistemas de Inovação, Integração Regional e Desenvolvimento.

As bases de pensamento da política externa de Xi Jinping para a Iniciativa do Cinturão e Rota

Yasmin Lenz Piccoli Castelli

Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina (Fapesc). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atua com cooperação China-Santa Catarina desde 2018 e coordena o Grupo de Estudos sobre a China, do Instituto de Estudos sobre a China na UFSC (Ichin-UFSC). Como temas de pesquisa, concentra-se Cooperação Brasil-China, História e Política Externa chinesa

A geopolítica sino-russa na eurásia e as disputas China-EUA

Lucas Gualberto do Nascimento

Lucas Gualberto do Nascimento é mestre em Ciências Sociais - Relações Internacionais e Desenvolvimento, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Relações Internacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador, desde 2019, do Núcleo de Pesquisa de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS-UFRJ). Seus temas de pesquisa são: Economia Política Internacional; Geopolítica; Disputas China-EUA; BRICS; População e Desenvolvimento.

A iniciativa cinturão e rota para além da geopolítica clássica: Um debate entre o realismo moral e o realismo ofensivo

Rafael Queiroz Alves

Rafael Queiroz Alves é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socias, da linha Relações Internacionais e Desenvolvimento, pela mesma universidade e pelo mesmo campus. Na graduação, realizou pesquisa de iniciação científica sobre a política externa chinesa sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente, realiza a pesquisa "A Iniciativa Cinturão e Rota para além da Geopolítica Clássica: Um debate entre o realismo moral e o realismo ofensivo" sob financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

A China na visão de think tanks durante o governo Trump (2017-2020)

Rúbia Marcussi Pontes

Rúbia Marcussi Pontes é Doutoranda e Mestra (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (PPGCP-IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Bacharel em Ciências Econômicas (2016) e em Relações Internacionais (2015) pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalha com a política externa dos Estados Unidos para a China e Organizações Internacionais.

bottom of page