top of page

Economia

Jackson Silva Ribeiro

Sou formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho " - UNESP Campus Araraquara. Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC - UFABC, com ênfase na área de Economia Política Internacional, onde desenvolvi pesquisa sobre as instituições financeiras do BRICS. Atualmente, sou aluno de doutorado no Programa de Economia Política Mundial (PPGEPM) da Universidade Federal do ABC - UFABC, onde desenvolvo pesquisa sobre o Foro de São Paulo.

Thiago Noronha Sugimoto

É graduado em Ciência Econômicas (UNICAMP) e Mestre em Desenvolvimento Econômico (IE/UNICAMP). Atualmente é doutorando no Programa de Desenvolvimento Econômico (Área de Padrões e Estratégias de Desenvolvimento) e pesquisa na tese de doutorado as possíveis contribuições da indústria ao desenvolvimento econômico brasileiro, no bojo das transformações nesse setor nas últimas décadas (globalização comercial e financeira, emergência de novos paradigmas tecnológicos, menor raio de manobra das políticas estatais, etc.). Ademais, o trabalho visa compreender o papel do acirramento das relações entre Brasil e China na agudização do processo de desindustrialização brasileiro

Carlos Renato Ungaretti, Alessandro Bruce Lied Padilha e Vinícius Lerina Fialho

Carlos Renato Ungaretti é Bacharel em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI-UFRGS). Pesquisador associado do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e pesquisador do Núcleo de Estudos sobre BRICS (NEBRICS). Membro da Oficina de Estudos sobre China e Leste Asiático (OfChiLA), projeto de pesquisa e extensão da UFRGS e vinculada ao ISAPE.

Valéria Lopes Ribeiro

Professora permanente do Programas de Pós Graduação em Economia Política Mundial (EPM/UFABC) e da Pós Graduação em Relações Internacionais (PRI/UFABC). Professora Adjunta do Bacharelado em Relações Internacionais e do Bacharelado em Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora em Economia Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ricardo Lopes Kotz

Ricardo Kotz é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Estratégia e Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Completou no ano de 2020 o mestrado em Estudos Contemporâneos da China pela Silk Road School da Renmin University of China. Seus principais interesses de pesquisa incluem a economia política dos investimentos chineses no exterior, a inserção internacional da China e do Brasil e temas relacionados ao desenvolvimento, energia e geopolítica. Ricardo é colunista pelo CEIRI (SP), seus artigos podem ser encontrados em: https://ceiri.news/author/kotz/.

bottom of page