top of page

Ciências Humanas

Miaofang Guan 管苗芳

Miaofang Guan, possui graduação em Assuntos Internacionais pela Universidade de Sun Yat-sen na China. Atualmente é mestranda do Instituto de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI-USP), Bolsista CAPES e pesquisadora do GEBRICS. Dedica sua pesquisa na área de Opinião Pública e Ideologia.

Diego Amorim Xavier

Doutorando em Ciências Sociais na Unicamp e pesquisador do Grupo de Estudos dos países BRICS na Usp (GEBRICS -USP). Desde 2010 pesquisa as divergências culturais, políticas e econômicas entre brasileiros e chineses. Entre 2013 e 2016 foi mestrando em sociologia na universidade de Zhejiang, onde desenvolveu pesquisa comparativa entre atingidos por barragens com os casos de Belo Monte no Brasil e Três Gargantas na China. Atualmente trabalha na compreensão da moral e da eficácia na China, a partir da análise de trabalhadores migrante chineses expatriados e na difusão da sociologia chinesa ao público brasileiro, principalmente na apresentação do sociólogo Fei Xiaotong, tido como o maior nome da sociologia chinesa.

Rogério Justino e Wivian Weller

Rogério Justino é professor do Instituto Federal Goiano, Coordenador do Núcleo de Educação a Distância do Campus Cristalina, membro do GERAJU grupo de pesquisa Gerações e Juventude (www.geraju.net.br) participa da pesquisa “Estudo comparado dos exames Enem (Brasil) e Gaokao (China): repercussões nos currículos do ensino médio e no acesso à educação superior de jovens brasileiros e chineses”, com financiamento da FAP/DF e do CNPq, que resultou em sua Tese de Doutoramento :ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS E CHINESES: UM ESTUDO COMPARADO DOS EXAMES ENEM E GAOKAO.

Wivian Weller é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - linha de pesquisa: Estudos Comparados em Educação. É bolsista Produtividade em Pesquisa e integra o Comitê Assessor da área da Educação do CNPq. Coordena o GERAJU - grupo de pesquisa Gerações e Juventude (www.geraju.net.br). Atualmente desenvolve a pesquisa “Estudo comparado dos exames Enem (Brasil) e Gaokao (China): repercussões nos currículos do ensino médio e no acesso à educação superior de jovens brasileiros e chineses”, com financiamento da FAP/DF e do CNPq. Suas publicações estão disponíveis no site: www.researchgate.net/profile/Wivian_Weller/publications.

Guilherme Gorgulho 郭威廉

É doutorando em Ciências Sociais, na linha de pesquisa Estudos das Relações China-Brasil, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Braz Cubas (1999), é mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (2013). Desde 2017, é pesquisador associado do Zhang Daqian Research Center, da Neijiang Normal University (Sichuan, China). Tem dois livros publicados: “À Margem das Páginas: o papel da imprensa no apoio ao isolamento de hansenianos” (Editora UFABC, 2016) e “Massa Crítica: Unicamp e a origem do polo de tecnologia de Campinas” (Editora da Unicamp, 2019).

Nicolli Bernardes Ribeiro

Graduada em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL/UNIRIO) e no Núcleo de Pesquisas sobre Imigração do Grupo Sociologia, Direito e Justiça (PPGSD/UFF).

bottom of page