top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
10.png

Mesas

Mesa 1 - Humanidades

A presença da China na circulação científica global: um estudo a partir da área da Comunicação

Mayara Araujo

Wanderley Anchieta; Manoela Mayrink; Thaiane de Oliveira

Mayara Araujo é jovem pesquisadora fluminense vinculada à UFF/FAPERJ e ao INCT-DSI. É doutora em Comunicação pela UFF. Tem realizado pesquisas sobre a imagem da China no Brasil e sobre fortalecimento de cooperações científicas.

Wanderley Anchieta é pesquisador de pós-doutorado vinculado à UFF. Doutor em Comunicação pela mesma instituição.

Manoela Mayrink é doutoranda em Comunicação na UFF.

Thaiane de Oliveira é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e pesquisadora associada ao INCT-DSI.

Mesa 1 - Humanidades

Smart Cities: síntese dos critérios acerca do conceito e análise comparativa entre Belo Horizonte e Wuhan

Beatriz Carmo e Silva

Beatriz Carmo e Silva é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2021), com interesse nas áreas de planejamento urbano e políticas públicas. Já atuou como membro do projeto de extensão Coletivo Formigas, como assessora de projetos no projeto de extensão ContaMina, com iniciação científica na área de movimentos de articulação urbana e periurbana e estágios na área de projetos arquitetônicos. Possui pós-graduação lato sensu em BIM - Projetos Paramétricos e Design Digital Aplicados à Construção Civil pela PUC Minas-BH (2022) e pós graduação stricto sensu mestrado) em Planejamento Urbano e Regional pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (NPGAU/UFMG), com atuação nos grupos de pesquisa IndAtlas - Plataforma Tecnopolítica de investigação urbana (FAPEMIG), Geopolítica e Planejamento Territorial (GeoPT/EA-UFMG) e Nova Economia do Projetamento (NEP).

Mesa 1 - Humanidades

A Era do Desenvolvimento Infraestrutural no Sul Global: O potencial de Grandes Projetos de Infraestrutura e Integração Transnacional para uma Comunidade de Destino Compartilhado para a Humanidade

Gabriela Campelo Aragão Bitencourt

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU-UFMG) com experiência sanduíche na SAUP-HUST (Wuhan, China). Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PACPS-UFMG). Arquiteta e Urbanista pela FAU-UFAL. Integra os grupos de pesquisa: Geopolítica e Planejamento Territorial (GeoPT-UFMG) e Nova Economia do Projetamento (NEP-UERJ). Faz parte da equipe curatorial do evento EXPO CHINA (parceria EA-UFMG + IC-UFMG). Os temas de interesse científico são: Dinâmicas Transescalares; Belt and Road Initiative; Integração Regional; Sul Global; Processos de Urbanização Inovadores e Novas Tecnologias para o Desenvolvimento Urbano de Alta Qualidade.

Mesa 1 - Humanidades

China Relacional: O Uso das Terras Raras entre 1991 e 2015

Josué Kuhn Völz

Vitor dos Santos Bueno

Josué Völz é mestre em Geografia (UFPel) com enfoque na geopolítica que empresas transnacionais empreendem do ramo da soja. Atualmente é doutorando em Relações Internacionais (UnB), sobre o papel da China na cadeia de Elementos de Terras Raras;

Vitor Bueno é Professor Universitário no IDP, mestre em Relações Internacionais (UNILA) com pesquisa em Capitalismo Digital, e doutorando em Relações Internacionais (UnB). Seu estudo está na Guerra Comercial entre China e Estados Unidos da América.

Mesa 2 - RI e Economia

O “Gêmeo Vermelho” do Capital Monopolista: Hibridismo e Transição ao Socialismo na China

Samuel Spellmann

Coordenador | Especialização em China Contemporânea | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (China, PUC-Minas).
Coordenador | Especialização em Mudança Global do Clima | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (MGC, PUC-Minas).
Vice Coordenador | Centro de Estudos Globais e China | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Mesa 2 - RI e Economia

A IMPORTÂNCIA DO ESTADO COMO REGULADOR DO MERCADO NA GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA DO CAPITAL: uma análise da política industrial chinesa

FERNANDA CRISTINA RIBEIRO RODRIGUES

Doutora, Mestra e Graduada em Relações Internacionais na PUC-MG.
Extensão universitária na Universidade de Paris- SORBONNE.
Especialista em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral (FDC).
Experiência em Relações Internacionais, Estratégia, Comércio Exterior, Negociações Internacionais, Gerenciamento de Negócios e Soluções Logísticas em projetos in locco em vários países (China, países da Africa e Europa). Proposição de portfólios e de negócios estratégicos visando angariar vantagem competitiva e a promoção do desenvolvimento

Mesa 2 - RI e Economia

Em busca do bem social nas áreas rurais da China: pensamento e ações dos líderes chineses do séc. XX e séc. XXI

Iracema Eliza de Vasconcellos Moreira

Evilásio Salvador

Atualmente sou doutoranda no Programa de Pós-graduação em Política Social, na UnB, sob a orientação do Prof. Evilasio Salvador (co-autor). Estamos pesquisando sobre as formas de financiamento das políticas sociais na China Rural.

Mesa 2 - RI e Economia

SEMICONDUTORES: FOCO DA RIVALIDADE IMPERIALISTA ESTADOS UNIDOS VERSUS CHINA NO SÉCULO XXI

Érico Rodrigo Mineiro Pereira

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com atuação docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trabalha com a temática China, Semicondutores, Estados Unidos e Imperialismo.

bottom of page