top of page


GTS - Presenciais
Gt 1 - Presencial - Humanidades
Mulheres empresárias e relações de gênero na China Continental e em Taiwan
Mariana de Rossi Venturini
Possui graduação em filosofia pela FFLCH/USP e mestrado em sociologia (IFCH/Unicamp). Pesquisa temas referentes a gênero e trabalho e teorias feministas.
Gt 1 - Presencial - Humanidades
Transformações da sociedade civil e a reorientação da organização social na China
Vítor Eduardo Alessandri Ribeiro
Doutorando em Sociologia (UFRGS), Mestre em Sociologia (UFRGS), Bacharel em Ciências Sociais (USP), Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP). Pesquisador de temas de reformas institucionais e governança da sociedade na China.
Gt 1 - Presencial - Humanidades
A Reorientação da China: Implicações da Nova Rota da Seda
Larissa Nuvens Guimarães
Formada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente mestranda pelo Programa de Pós Graduaçao de História Social e das Relações Políticas da UFES. Estudos em Política e História Econômica.
Gt 1 - Presencial - Humanidades
Produção acadêmica sobre ensino de chinês no Brasil (2008–2023): uma revisão de literatura e reflexões sobre políticas linguísticas
Lin Chen
Pedro Henrique Witchs
Lin Chen é doutorando em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com foco no ensino de chinês para falantes nativos de português no Brasil.
Pedro Henrique Witchs possui doutorado e mestrado em Ciências da Educação e graduação em Ciências Biológicas pela Unisinos.
Atua como professor de Linguística Aplicada no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFES.
Gt 1 - Presencial - Humanidades
Desigualdades educacionais em contextos periféricos: uma análise comparada entre Amazonas (Brasil) e Guizhou (China)
Luana Bramorski Cerqueira Cesar
Luana Bramorski Cerqueira Cesar é mestranda em Sociologia pela Unicamp, com pesquisa em educação comparada entre Brasil e China. É pedagoga pela USP, especialista em Gestão Escolar (ESALQ/USP) e integrante do CASS-Unicamp e da diretoria acadêmica do GECHINA.
Gt 1 - Presencial - Humanidades
A China, ente o Capitalismo Contemporâneo: qual o seu horizonte de futuro?
Valdeir de Oliveira Prestes
Mestre em Geografia Humana, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Economista pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil. Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil.
Gt 2 - Presencial - Economia
Crisis, cambio tecnológico y transición energética: el liderazgo chino y sus proyecciones en América Latina
Nicolas Alejandro Malinovsky
Doctorando en Economía Política Mundial en la República Federativa de Brasil (UFABC), Magíster en Gestión de la Energía (UNLa), Ingeniero Electricista (UNRC) y Diplomado en Anticipación Estratégica y Gestión del Riesgo por la Universidad de la Defensa Nacional (UNDEF).
Gt 2 - Presencial - Economia
O Papel do Sistema Financeiro Chinês no Desenvolvimento Inovador, Ecológico e Inclusivo
Marília Ceci Cubero
Ana Rosa Ribeiro de Mendonça
Doutora em Economia, com mestrado em Desenvolvimento Econômico e formada em Ciências Econômicas, todos pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Temas de pesquisa na área de macroeconomia, economia monetária e financeira e economia internacional, com ênfase na teoria pós-keynesiana e sistema financeiro chinês (sistema bancário e mercado de capitais).
Gt 2 - Presencial - Economia
Inserção Externa e Desenvolvimento Econômico da China entre 1949 e 1978
Miguel Carvalho
Graduado em Ciências Econômicas pela UNICAMP (2010), mestrado em Economia Política Internacional pela UFRJ (2013) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2024). Atualmente é professor do DeCE do ICSA UFRRJ, campus de Seropédica-RJ.
Gt 2 - Presencial - Economia
Dando nome aos bois: um mapeamento da atuação do setor agropecuário na política comercial Brasil-China.
Abraão Marques Aguilera Leite
Luis Fernando Baracho
Abraão Aguilera é bacharel em Ciências e Humanidades e em Políticas Públicas (UFABC). Faz mestrado em Políticas Públicas na área de Análise de Política Externa, com enfoque na relação entre Opinião Pública, Imprensa e Política Externa.
Luis Fernando Baracho é Mestre em Direito Internacional (USP) e doutorando em Políticas Públicas (UFABC), na área de Análise de Política Externa e Comércio Exterior. É professor dos cursos de Direito e de Relações Internacionais da Universidade São Judas Tadeu.
Gt 2 - Presencial - Economia
A energia solar na estratégia de segurança energética da China
Pedro Ludovico Rutz Ribeiro
Mestrando em Economia Política Internacional, Bacharel em Economia e Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Pesquisador no LabChina e CeFis/IE-UFRJ, com foco em segurança energética, financiamento, geopolítica e política industrial chinesa.
Gt 2 - Presencial - Economia
A entrada do 5G chinês no Brasil: interesses e hesitações no governo Bolsonaro
Raphael Maciel Carneiro
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com período de formação na Universidade de Évora (Portugal). Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (PPGRI - USP).
Gt 2 - Presencial - Economia
Shenzhen e as Zonas Econômicas Especiais: Planejamento Territorial e Desenvolvimento Tecnológico
ANDERSON DE SOUZA QUINTELLA CHAGAS
Natacha Silva Araújo Rena
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (NPGAU). Faz parte do grupo de pesquisa Geopolítica e Planejamento Territorial (UFMG).
Gt 2 - Presencial - Economia
Hidrelétricas, greenwashing e conflitos territoriais: uma análise crítica da inserção da China no setor energético brasileiro (2015-2024)
Helena Luiza Matuo Rodrigues
Fernadno Wimer Romero
Helena Matuo é mestranda em Relações Internacionais pela UNILA e integrante do GIEPTALC. Pesquisa a inserção internacional da China e seus impactos sobre a América Latina, com ênfase em energia, dependência e justiça ambiental. Atua também em projetos sobre conflitos territoriais e epistemologias críticas.
Gt 2 - Presencial - Economia
Estado, Capital e Energia na China Contemporânea: Configurações Institucionais e Contradições da Transição Energética (2011-2025)
Luísa Braga Bianchet
Mestranda em Relações Internacionais pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do ABC, especialista em China Contemporânea pela PUC-Minas e graduada em Relações Econômicas Internacionais pela UFMG. Desenvolve pesquisas sobre os aspectos políticos da transição energética e industrialização verde no Sul Global, com enfoque na China.
Gt 3 - Presencial - RI
A CONTENÇÃO AMERICANA FRENTE À ASCENSÃO GLOBAL DA CHINA: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS E PERCEPÇÕES NA LITERATURA INTERNACIONAL
Alessandra Lemos Nogueira
Internacionalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Participou de núcleos de pesquisa, como o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais do Amazonas e o Núcleo para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Amazonas. Suas áreas de interesse incluem Geopolítica e Economia Política Internacional, com foco em estudos sobre a China e as relações sino-americanas. Atualmente, pesquisa a ascensão da China.
Gt 3 - Presencial - RI
A Geoeconomia dos Minerais criticos na relação Brasil - China: uma abordagem a partir dos Direitos Humanos
José Vitor Pereira Neto
Mestrando do Programa de Pós-graduação em direito e desenvolvimento da FGV Direito SP, pesquisador assistente do Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento, junto a Prof.: Michelle Ratton, pesquisando sobre geoeconomia e Minerais críticos.
Gt 3 - Presencial - RI
Entre potências: a crescente presença da China na África frente à resistência ao AFRICOM
Juliana Ribeiro Lobato
Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI - UFRGS). Suas principais áreas de pesquisa compreendem Política e Segurança Internacional, com enfoque no continente africano.
Gt 3 - Presencial - RI
Entre reforma e reprodução: a China e os dilemas da legitimidade na governança global contemporânea
Mariana Quintanilha
Sou formada em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio) e atualmente atuo como Assistente de Pesquisa no Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Minha trajetória profissional é marcada por uma dedicação contínua a temas como comércio exterior, cooperação internacional, economia política e estratégias de desenvolvimento, com especial atenção às transformações econômicas e políticas nas relações entre China e América Latina.
No CEBC, contribuo com pesquisas que buscam aprofundar a compreensão sobre os principais desafios e oportunidades da cooperação bilateral entre Brasil e China, com foco nas dinâmicas Sul-Sul e nos rumos do desenvolvimento regional. Tenho experiência prática na análise de processos de integração latino-americanos e nas reconfigurações geoeconômicas asiáticas, especialmente no contexto da ascensão chinesa.
Durante minha graduação, fui bolsista de iniciação científica pelo CNPq (PIBIC), o que me proporcionou uma base sólida em pesquisa acadêmica. Também tive uma participação ativa na Liga de Estudos Ásia-Pacífico (LEAP/PUC-Rio), onde atuei como Diretora Acadêmica e Ligante de Comunicação, desenvolvendo habilidades de liderança, organização e comunicação estratégica — experiências que enriqueceram minha formação e ampliaram minha visão sobre as relações internacionais contemporâneas.
Gt 3 - Presencial - RI
Urban Asymmetries in China’s Energy Transition: Comparative Insights from the Global South
Luiz Henrique Dias da Silva
Luiz Silva é doutor em Ciência Política pelo Programa de PPGCP da UFMG, membro da Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político - RIPPERP, e Assistente de Pesquisa da Renmin University of China - RUC - 2025.
Gt 3 - Presencial - RI
Decifrando a China: O Impacto dos Livros Brancos chineses nas relações Sino-Brasileiras
Isabella Borges Ávila
Coordenadora de Projetos no CEBRI, lidera iniciativas sobre China, Sul Geopolítico e política externa asiática. Com mestrado pela PUC-Rio e graduação pela UnB, atua na articulação entre diplomacia, academia e setor privado.
Gt 3 - Presencial - RI
As Relações China–Cazaquistão na Ásia Central Pós-Soviética: Geopolítica da Energia e Integração Infraestrutural
Guilherme Geremias da Conceição
Doutorando e mestre em Relações Internacionais pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador e co-fundador do Centro de Investigação em Rússia, Eurásia e Espaço Pós-Soviético (CIRE), vinculado ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) da UNESP.
GT 4 - Presencial - Graduação
Produção de Espaços Urbanos na China: O Papel do Desenho Urbano na Promoção de Territórios Saudáveis
Jéssyca Ingrid Coutinho Resende
Guilherme Palhares Drumond Gabriel
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e em Marketing pela Unifatecie. Atualmente, desenvolvendo pesquisas sobre China e a relação entre espaços urbanos e saúde. Integrante o Núcleo de Estudos Sinológicos da UFSJ e a Curadoria de Estudos Coreanos do CEÁsia/UFPE.
GT 4 - Presencial - Graduação
A recente literatura de economic statecraft no contexto das estratégias de expansão econômica da China
Mayra Contin Bertucci
Mayra Contin Bertucci é aluna de graduação de Relações Internacionais, na Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui bolsa de iniciação científica pela FAPESP, com o projeto sobre "A recente literatura de economic statecraft no contexto das estratégias de expansão econômica da China". Através da iniciação científica, participa também do projeto de pesquisa "Políticas nacionais como orientadoras de investimentos externos: uma análise das regulações para as relações econômicas Brasil-China", coordenado pela Prof. Michelle Ratton Sanchez Badin. Já participou do Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil, da UFABC, no grupo de trabalho sobre China.
GT 4 - Presencial - Graduação
A Nova Economia do Projetamento na China: evidências do Setor Eólico
Henrique Guedes Faria
Me chamo Henrique Guedes Faria e sou aluno de Graduação em Relações Internacionais no IRID-UFRJ. Este ano realizei a apresentação de dois trabalhos, em congressos distintos, cuja temática principal centra-se na China.
GT 4 - Presencial - Graduação
A Nova Rota da Seda e a Caracterização dos Investimentos Chineses nos Países do Sul Global
Thiago Orzari Padovezi
Iniciação Científica pela PIBIC UNICAMP com orientação do professor Célio Hiratuka.
GT 4 - Presencial - Graduação
O Confucionismo na diplomacia contemporânea da China
Giovanna Silva Sousa
Graduanda em Bacharelado de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC. Integrante do Grupo de Estudos e Difusão Cultural da China e entusiasta pela cultura chinesa.
GT 4 - Presencial - Graduação
Da Dinastia às Redes: A Resistência do Hanfu
Letícia Natsumi Shimabuku
Aluna de graduação do Bacharelado em Relações Internacionais na UFABC. Desde 2025, integra a Diretoria de Extensão e Cultura do CARI-UFABC e participa do projeto de extensão Grupo de Estudos e Difusão Cultural da China (GEDCC).
GT 4 - Presencial - Graduação
30 ANOS DE RELAÇÃO BRASIL-CHINA: Análise dos fluxos comerciais e iniciativas de cooperação sino-brasileiras (1993-2023)
João Pedro Borges
Fábio Ribas
.
GT 4 - Presencial - Graduação
O fenômeno Ne Zha e Wukong: a mitologia chinesa entre as novas gerações
Andrei Farias Rego
Laura Pugliesi Rivaben; Natan Cardoso dos Santos
Graduando no Bacharelado de Ciências e Humanidades (BCH) e no Bacharelado de Relações Internacionais (BRI) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui Iniciação Científica (IC) como bolsista CNPq, com a pesquisa intitulada “O cinema sul-coreano a partir da década de 80: um olhar para o contexto sociocultural”. Mais recente entusiasta sobre arte e cultura chinesa. Atualmente é Diretor Financeiro do Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI) da UFABC.
➡️ linkedin.com/in/andrei-farias/
bottom of page


