top of page
Mesa 5:
Relações Internacionais
e Diplomacia
Mediador:
Talita Pinotti (UNICAMP)
Quinta, 26/Out - 14:00 - 15:30 - Online
Uma relação verde-oliva entre Brasil e China
Thays Alves da Silva
Mestranda em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS), bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenadora de comunicação do Grupo de Estudos sobre China da Universidade de Brasília. Áreas de interesse: Doutrina e organização militar chinesa, história militar da China, questões de gênero dentro das forças armadas e diplomacia militar.
Presença da China em África: “velhas práticas” embasadas de novos métodos?
Bénet Justina Machava
Francisco Carlos da Conceição, Doutor em Ciência Política pelo IESP/ UERJ e Professor Auxiliar na UEM/ FLCS no Departamento de Ciência Política e Administração Pública.
Bénet Justina Machava, Mestre em Ciência Política pela UEM/FLCS, no Departamento de Ciência Política e Administração Pública. Docente no ISCTEM - ESEGN.
Carlos Romano Sitoe, Mestrando em Ciência Política na UEM/FLCS, no Departamento de Ciência Política e Administração Pública.
Pesquisar a comunicação da China com a América Latina
Pablo Sebastian Morales
Dr. Pablo Morales é bolsista de pós-doutorado da UKRI no Departamento de Mídia e Comunicações da Escola de Economia de Londres. Mestrado pela Universidade de Zhejiang, trabalhou na Rádio Internacional da China e no Diário do Povo Online em Pequim. Doutorado pela Universidade de Westminster, seus interesses de pesquisa incluem o impacto da globalização nos fluxos internacionais de mídia e nas culturas jornalísticas no Sul global, com foco particular na China e a América Latina. Sua pesquisa já foi publicada em revistas internacionais como International Communication Gazette, Global Media and Communication, Media, Culture and Society, e Global Media and China.
O Consenso Pacifista nas Teorias de Relações Internacionais da China: fundamentos conceituais e diálogos teóricos
Diego Trindade d'Ávila Magalhães; Rafael Queiroz
Diego Trindade d'Ávila Magalhães
Professor visitante na Universidadd de Hubei, China. Professor de Relações Internacionais da UFG. Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS.
Rafael Queiroz
Intercambista na Universidade de Hubei com bolsa fornecida pelo Instituto Confúcio. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília, na linha de Relações Internacionais e Desenvolvimento. É bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade. Atualmente, é membro da Rede Brasileira de Estudos da China (RBCHINA), do Grupo de Pesquisas dos BRICS (GPBRICS) e do Grupo de Pesquisa Marxismo, Estado, Política e Relações Internacionais.
A mão estendida do dragão: os fatores associados à alocação da ajuda externa chinesa para o continente africano.
Victor Tavares Barbosa
Graduado em Relações Internacionais, mestre e doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador associado e curador de relações sino-africanas na Coordenadoria de Estudos da Ásia da UFPE.
bottom of page