top of page
Mediador:
Mariana Yante Barreto Pereira (CEASIA-CEA - UFPE)
Mesa 1:
Economia e Meio Ambiente
Terça, 24/Out - 14:00 - 15:30 - Online
A Civilização Ecológica como um novo paradigma para a mensuração da sustentabilidade: Um estudo a partir da província de Guizhou
Najara Escarião Agripino
Mestra e bacharela em Administração; Especialista em Recursos Humanos, Rotinas e Cálculos Trabalhistas. Atualmente é graduanda em Relações Internacionais e membro pesquisadora nos grupos de pesquisa “Pesquisa em Comunicação Política, Mídia e Eleições” (UNINTER); e “Grupo de Pesquisa Ambiente, Turismo e Sustentabilidade” – GEATS (UFCG/UFRN). Também é membro participante do Grupo de Estudos sobre China – GECHINA (UnB), e membro Coordenadora Acadêmica do Grupo de Estudos Asiáticos – GEA (UFMG). Em Administração pesquisa sobre Sustentabilidade, Educação, e setor Agropecuário. Em Relações Internacionais pesquisa sobre China nos temas de Civilização Ecológica, Orientalismo e Soft Power.
As relações sino-brasileiras sob uma perspectiva geoeconômica
Carlos Renato Ungaretti
Ticiana Gabrielle Amaral Nunes: Pesquisadora do Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Dinte/Ipea) e doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ).
Carlos Renato Ungaretti: Pesquisador do PNPD na Dinte/Ipea e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS)
Giulia Mariana Rodrigues Di Marco: Graduanda em Relações Internacionais pelo IBMEC/RJ.
Marco Aurélio Alves de Mendonça: Técnico de planejamento e pesquisa da Dinte/Ipea.
A China e a Inovação Tecnológica no Matopiba: Acordos Bilaterais, Importação de Alta Tecnologia e Disponibilidade de Crédito.
Osmar Fernando Alves da Silva
Mestrando em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em ciência política da Universidade Federal do Piauí (PPGCP/UFPI) na linha de pesquisa “Estado e instituições políticas”. Licenciado em Geografia (2022) pela Universidade federal do Piauí. Atualmente participa do diretório de pesquisa “Geopolítica, capitalismo e Natureza” vinculado a Universidade Federal do Piauí, atuando na linha de pesquisa “América Latina, Recursos Naturais e Espaço novo”.
Chinese Investments in Brazil’s Agribusiness: Shifting Legal Strategies from Land Ownership to Financial Control
Marco Germanò; Michelle Sanchez Badin; Fabio Morosini
Marco Germanò: Pesquisador Associado da Universidade de Oxford. É mestre em Estudos Jurídicos Chineses pela Universidade de Pequim (Yenching Scholar) e cursa mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e, atualmente, é pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, Berkeley (UC Berkeley)
Michelle Sanchez Badin: Pós-doutora pela New York University (Global Hauser Program), e doutora e bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É Professora Associada, com dedicação em tempo integral, na FGV Direito SP. Atualmente é uma das coordenadoras do Centro de Comércio Global e Desenvolvimento (FGV) e, também, do Programa de Cátedras da OMC no Brasil. Foi uma das fundadoras da Society of International Economic Law (SIEL), é diretora da Red Latinoamericana de Derecho Económico Internacional e também da International Law Association/Brasil.
Fabio Morosini: Professor Associado e Reitor Associado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de sua função atual, leciona direito na Faculdade de Direito da Universidade de Michigan. Durante o ano acadêmico de 2015–2016, foi Global Hauser Research Fellow na Faculdade de Direito da New York University. Possui doutorado e LLM pela Universidade do Texas em Austin e mestrado, com honras, pela Universidade de Paris 1/Instituto de Ciências Políticas de Paris.
A China verde e os impactos para o comércio sino-brasileiro
Camila Amigo Medeiros
Camila Amigo é Analista Internacional no Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Mestranda em Análise e Gestão de Políticas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade.
bottom of page