top of page
Mediador:
Vitor Alessandri Ribeiro (ESPM)
Mesa 3:
Cooperação, Sustentabilidade e Soft Power
Quarta 25/Out - 14:00 - 15:30 - Online
A Iniciativa Cinturão e Rota da Seda e a reprodução das capacidades de poder da República Popular da China
Fernanda de Castro Brandão Martins
Professora do curso e Ciências Econômicas da faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. Doutora em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ)
Mudanças climáticas e energias renováveis: Uma análise dos investimentos e financiamentos chineses na América Latina
Ticiana Gabrielle Amaral Nunes
Ticiana Gabrielle Amaral Nunes: Pesquisadora do Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Dinte/Ipea) e doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ).
Carlos Renato Ungaretti: Pesquisador do PNPD na Dinte/Ipea e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS)
Giulia Mariana Rodrigues Di Marco: Graduanda em Relações Internacionais pelo IBMEC/RJ.
Marco Aurélio Alves de Mendonça: Técnico de planejamento e pesquisa da Dinte/Ipea.
China, Futebol e Desenvolvimento: Socialismo e Soft Power
Emanuel Ferreira Leite Junior
Emanuel Leite Junior é Pesquisador Associado do International College of Football, da Universidade Tongji, China. É doutor em Políticas Públicas pela Universidade de Aveiro, Portugal. Anteriormente, Investigador Pós-Doutorado em Estudos Chineses, no Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro. Anteriormente, Investigador do Centro de Estudos Asiáticos do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro (DCSPT-UA). Suas pesquisas e principais publicações têm como enfoque as implicações do esporte em geral, e o futebol em particular, nas políticas, na geopolítica e na economia política na China. Autor de “China, Football and Development: Socialism and Soft Power” (Routledge).
Da Tong 大同, Comunismo, Problema de Tradução e Fusão Entre Confucionismo e Marxismo
Carlos Alberto Bento Corrêa
Licenciado em História (UNIMEP), mestre em Educação (UNIMEP) e doutorando em Ciências Sociais (UNICAMP). Membro da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina) e da Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI). Responsável pelo Projeto Lyra Chineza o qual visa a divulgação científica sobre história da China, filosofia chinesa e educação chinesa. Possui artigos publicados em livros sobre Walter Benjamin e a China, Gilberto Freyre e ensino de história da China no Brasil. Atualmente pesquisa o confucionismo moderno, e o pensamento do antigo filósofo chinês Zhuang Zi.
Imigração cantonesa para o Brasil contada através de relatos orais e iconografia.
Lucia Wong-Desbrosses
Ingressou em Letras Língua Chinesa na Faculdade de Letras/FFLCH-USP (1990). Graduou-se em Gestão Administrativa e Comercial pela Université Jean Moulin Lyon III (1999). Obteve o Mestrado Profissional em Gestão de Compras Internacionais pela Emlyon Business School (2005). Em 2021, ingressou no Mestrado do PPG Letras e Tradução/FFLCH-USP, sob orientação do Prof. Dr. Shu Chang Sheng, com o projeto de pesquisa sobre imigração chinesa para o Brasil no início do século XX. Trabalhou em
empresas multinacionais como Varig e os Grupos Carrefour, ElcoBrandt e Volvo.
Morou em Hong Kong, Lyon e vive em Campinas desde 2012.
bottom of page