5PCC_cartaz (1).png
Grupo de Estudos Brasil China da UNICAMP  

6º Seminário PESQUISAR CHINA CONTEMPORÂNEA

Híbrido (Presencial e Online)
21 - 23 de setembro de 2022

Transmissões online:
pelo canal do IFCH no Youtube: https://www.youtube.com/ifchunicamp1

Presencialmente:
4ª e 5ª - Sala híbrida - Sala Acessível 1 no andar de baixo no prédio rosa e amarelo no IFCH.
6ª -Auditório Fausto Castilho.

 

Sobre o Seminário

UNICAMP
21-23 de setembro de 2022
09:00 - 18:00

O Grupo de Estudos Brasil China da UNICAMP convida a todas e todos para participar do Seminário Pesquisar China Contemporânea que em 2022 completa sua sexta edição. Este encontro anual reune pós-graduandos e jovens pesquisadores brasileiros dedicados aos Estudos da China. Este seminário tem como objetivo dar visibilidade aos pesquisadores que estão iniciando sua jornada nos estudos sobre a China e promover cooperações e trabalho colaborativo em direção à construção de uma perspectiva brasileira sobre a China. Nos últimos anos contamos com pesquisadores das áreas de Ciências Sociais e Humanidades, Relações Internacionais, Economia, Política, Demografia, Estudos Ambientais, História, Filosofia, entre outros.

Convidamos a todos e todas interessados nos assuntos sobre China a participarem como ouvintes do 6º Seminário Pesquisar China. 


Sejam todos e todas muito bem-vindos e bem-vindas!

índice atualizado.jpg
Chamada de Resumos para Pós-Graduandos.png
Link para inscrição como ouvinte e submissão de artigo:

O prazo para submissão de resumos foi prorrogado até o dia 01 de agosto de 2022.
O evento será HÍBRIDO (presencial e online), todos os alunos, pesquisadores, professores e membros da comunidade são muito bem-vindas e bem-vindos para se inscrever a participar do evento!


Inscrições e Submissão de Resumos através do link: https://forms.gle/dL2kaSLJCutrCY3a7 
Caso tenha alguma dúvida, você também pode entrar em contato conosco através do chinabrasil.unicamp@gmail.com ou nas redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook) no @pesquisarchina

 
5PCC_cartaz (1).png
thumbnail_6PCC_2022.png
 
 

Eventos Prévios

5PCC_cartaz copy.jpg

Nossa Equipe

MarianaHaseUeta_edited.jpg

Mariana Hase Ueta

Mariana Hase Ueta é co-fundadora e organizadora do Seminário Pesquisar China Contemporânea desde 2017. Ela é atualmente Pesquisadora Visitante do CASS UNICAMP Centro de Estudos sobre a China. Ela possui Mestrado pela Fudan University (China) e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) - Estudos das Relações China Brasil, UNICAMP sobre Valores Ambientais e Consumo Alimentar Urbano na China e no Brasil. 

nik_edited.jpg

Niklas Werner Weins

Niklas é doutorando e bolsista FAPESP no programa Ambiente e Sociedade da Unicamp, possui mestrado em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, e BA em Economia e Política da Ásia Oriental pela Ruhr-Universität, Alemanha. Atualmente é pesquisador visitante na Wageningen University and Research, Holanda. Seus atuais focos de pesquisa são: Sociologia ambiental, Meio ambiente e relações internacionais, Arranjos institucionais, Pagamento por serviços ambientais (PSA), e Políticas ambientais e sociais na China e na América Latina.

talita.png

Talita de Mello Pinotti

Talita Pinotti é doutoranda em Ciências Sociais na UNICAMP, Mestre em Ciência Política pela UFRGS e Bacharel em Relações Internacionais e Economia pela FACAMP. Atualmente é Associate Fellow no United Nations System Staff College, além de co-diretora do projeto independente Sabe a China?. Sua pesquisa se concentra nos seguintes temas: política externa chinesa, participação da China em organizações internacionais, e pilar de paz e segurança na Organização das Nações Unidas.

WhatsApp Image 2022-05-30 at 18.09_edited.jpg

Diego Amorim

Diego Amorim é graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia (Zhejiang University - China). Ele é atualmente Doutorando do programa de Ciências Sociais IFCH UNICAMP.

 
ricardo_edited.jpg

Ricardo Mazzeo

Ricardo Mazzeo é graduado em História pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Ciência da Religião pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é doutorando em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Tem como áreas de interesse temas relacionados à História da Religião, Teoria da Religião, Campo Religioso, História dos Protestantismos, História do Oriente, Pensamento Oriental, Protestantismos no Oriente, Religiosidade popular no oriente. Atualmente desenvolve pesquisa ligada a receptividade da obra clássica chinesa Romance do Três Reinos e da figura do Deus da Guerra chinês, Guan Yu, no Brasil e no Ocidente. Pesquisador ligado ao NEPROTES- Núcleo de estudos em Protestantismo - PPCIR - UFJF.

euzinha_edited.jpg

Ana Carolina Costa

Carol é Bacharela e Mestra em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) - Estudos das Relações China Brasil, pela Unicamp, com foco sobre as políticas de cooperação tecnológica e científica sino-brasileiras. Também é pesquisadora associada do Centro de Estudos Avançados da UFPE  - Coordenadoria de Ásia, onde atua também como Co-curadora dos assuntos de Tecnologia e Inovação. Sua agenda de pesquisa se volta para entender o comportamento diplomático da Chinês e seu relacionamento com o Sistema-Mundo Internacional. Outros pontos de atenção são: Tecnologia, Sistemas de Inovação, Integração Regional e Desenvolvimento.

WhatsApp Image 2022-05-24 at 14.39_edited.jpg

Tauan Sousa

Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (2016). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2014).  Atua como professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Foto perfil_edited.jpg

Rúbia Marcussi Pontes

Rúbia Marcussi Pontes é Doutoranda e Mestra (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (PPGCP-IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Bacharel em Ciências Econômicas (2016) e em Relações Internacionais (2015) pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). É professora do curso de Relações Internacionais da FACAMP, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalha com a política externa dos Estados Unidos para a China e Organizações Internacionais.

rosto_edited.jpg

Felipe Alves Peixoto

Felipe Alves Peixoto é Mestrando em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e participante do grupo de estudos do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia - NEIT. Possui MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas em 2013, tem especialização em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica IETEC-MG em 2014 e 
Graduação em Relações Internacionais pela PUC - Minas em 2011. Trabalhou com projetos de desenvolvimento industrial a nível regional na Federação das Industrias de Minas Gerais. Atualmente se dedica ao estudo das políticas industriais chinesas.

Folhas de chá

Alexandre de Podestá Gomes

Alexandre De Podestá Gomes é graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem mestrado em Contemporary Development of China pela Beijing Normal University e doutorado em Economia pela School of Oriental and African Studies (SOAS), University of London. Atualmente é pesquisador colaborador do Instituto de Economia da Unicamp e pós-doutorando pela Jacobs University Bremen, Alemanha.

Jgvs_edited.jpg

Julia Garcia V. de Souza

Julia Garcia V. de Souza possui graduação em Relações Internacionais, pela Faculdade Santa Marcelina, e graduação em Letras, com habilitação em Língua Chinesa, pela Universidade de São Paulo. Iniciou seus estudos sobre Filosofia Chinesa na Universidade de Xiamen, China, dando continuidade a eles no departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, de onde recebeu o título de mestre com a tradução, contextualização e comentários de um capítulo central dos escritos do filósofo chinês Zhuangzi. Em sua pesquisa de doutorado, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área Estudos das Relações China-Brasil, conecta estudos de filosofia e sociologia chinesa a discussões de Relações Internacionais.